24 de dezembro de 2015

Todo dia é dia de Espírito de Natal

 

É engraçado como nessa época do ano o mundo vira um lugar melhor. As ruas ficam todas enfeitadas, tudo fica muito mais bonito, luminoso e decorado. Até as pessoas parecem mais alegres, mais contentes, de bem com a vida. Talvez isso seja em parte porque um merecido descanso está chegando, mas também tem muito a ver com o tal do Espírito de Natal.

Fim de ano, todo mundo está pensando no futuro, nas lágrimas e nos sorrisos que o novo ano que se aproxima trará; e também fazendo um resumo mental de tudo que aconteceu nos últimos 365 dias. 
Também é uma época em que as pessoas "amolecem". Todo mundo fica mais sentimental, solidário, bondoso, dispostos a ajudar os mais necessitados.
Um "bom dia" na rua passa de raridade que merece atenção especial, para uma coisa comum, vinda do tal espírito Natalino que toma conta de tudo. Ajudar um amigo, fazer doações para instituições de caridade, dar um trocado para um morador de rua, ajudar a realizar o desejo de Natal de uma criança carente, tudo é válido, e tudo se torna tão comum, tão fácil, tão ao alcance de todos, mesmo dos que tem tão pouco. Um mundo cinza e sem vida da lugar a sorrisos despretensiosos, ações caridosas sem motivo, aquela sensação de dever cumprido, de união, de solidariedade, de que tudo está no lugar certo.

Imagine um mundo onde todo dia é dia de Espírito de Natal. Pessoas sorrindo e se cumprimentando simplesmente por simpatia e boa educação, a união tomando conta de tudo, o carinho e o amor sendo espalhados por aí sem pretensão alguma, solidariedade sem esperar nada em troca, todo mundo se ajudando, se respeitando, dando um ao outro um motivo para sorrir. 
Um mundo onde todos se respeitam, onde a diversidade é vista como nada além de algo normal, onde a diferença é aceita de braços abertos, onde pessoas realizam sonhos, e onde sorrisos se espalham com a maior facilidade.

Nesse Natal, acima de qualquer bem material, desejo um mundo onde respeito vigore mais do que qualquer lei, onde a solidariedade se espalhe pelo mundo inteiro, onde os sonhos se realizem, e onde Espírito de Natal seja apenas mais uma expressão para uma coisa que acontece todos os dias, sem exceção.
Um Feliz Natal para todos, e para os que pretendem fazer do mundo o lugar que descrevi aqui, um muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião.